Projetos
No LAFO, encontram-se em andamento os projetos financiados pela Rede Temática da Petrobrás, que são:
- Ampliação e otimização da infra-estrutura do Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica, Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Faciologia Orgânica, Maturação Térmica e Modelagem Geológico-Geoquímica de Seqüências Sedimentares Paleozóicas, Mesozóicas e Cenozóicas.
- Estudo de Palinofácies do Terciário da Bacia de Campos.
- Aplicação da bioestratigrafia de radiolários ao refinamento estratigráfico do Cretáceo e Paleógeno nas bacias brasileiras.
- Estudo de Palinofácies do Cretáceo da Bacia de Campos.
- Produtividade na ressurgência costeira de Cabo Frio e seu potencial de acúmulo de matéria orgânica: Interação Biosfera – Geosfera.
O LAFO ainda possui uma carteira de projetos, que são financiados por outras agências, dispostas a seguir:
- Agência Nacional do Petróleo – ANP.
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC.
- Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.
- Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT, Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal – MMA.
- PETROBRAS.
Atualmente o LAFO está implantando o Laboratório de Pirólise e ampliando sua infra-estrutura com a aquisição de um sistema de acoplamento Micropirólise a Laser – Cromatografia Gasosa Espectrometria de Massas (Laser Micropyrolysis Gás Chromatography – Mass Spectrometry) para a determinação da composição química de partículas orgânicas microscópicas. O intercâmbio técnico científico com o Centro de Pesquisas da CSIRO Petroleum (Division of Petroleum Resources) localizado em New South Wales, Austrália e o Laser Zentrum localizado em Hannover, Alemanha detentores do equipamento (micropirolisador a laser) e da técnica analítica. Essa aquisição está ocorrendo, através da Rede Temática do ESTUDO GEOQUÍMICO DE RESINAS E ASFALTENOS: RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO DO QUEROGÊNIO E A EVOLUÇÃO TÉRMICA (Petrobrás/ANP).
Institucional
Serviços