Parcerias, Convênios e Projetos





Parceria Universidade – Empresa

Petróleo Brasileiro S.A. / Centro de Pesquisa Leopoldo A. M. de Mello (CENPES)
– Gerência de Geoquímica
– Gerência de Sedimentologia e Estratigrafia
– Gerência de Bioestratigrafia e Paleontologia

High Resolution Technology (HRT Oil & Gas)

Queiroz Galvão Exploração e Produção

WINTERSHALL H. GmbH, Alemanha

Temas Desenvolvidos: Caracterização de rocha geradora e reservatório, potencial de geração de petróleo, maturação térmica, caracterização paleoambiental e bioestratigráfica, estudo de sequencias estratigráficas, desenvolvimento de novas técnicas e metodologias para o estudo da matéria orgânica, etc.

Parceria Universidade – Centro de Pesquisa

Instituto Del Carbon (INCAR), Oviedo, Espanha

Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), Austrália

Temas Desenvolvidos: Estudos de maturação térmica, caracterização paleoambiental, desenvolvimentos de novas técnicas e metodologias para o estudo da matéria orgânica, etc.

Parceria Universidade – Universidade

Nacionais:
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
– Universidade de Brasília (UnB)
– Universidade Federal da Bahia (UFBA)
– Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
– Universidade Federal do Pará (UFPA)
– Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
– Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
– Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
– Universidade Federal do Ceará (UFC)

Internacionais:
– Universidade do Porto (UP), Portugal
– Universidade de Coimbra (UC), Portugal
– Universidade de Lisboa (UL), Portugal
– Universidade de Aveiro (UA), Portugal
– University of Belgrado, Sérvia
– University of Queensland, Austrália
– University of Silesia, Polônia
– Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
– Université Toulouse III Paul Sabatier, França
– Indiana University Bloomington, EUA

Temas Desenvolvidos: Caracterização de rocha geradora e reservatório, potencial de geração de petróleo, maturação térmica, caracterização paleoambiental e bioestratigráfica, estudo de sequencias estratigráficas, desenvolvimentos de novas técnicas e metodologias para o estudo da matéria orgânica, estudos paleobotânicos, geoquímica orgânica ambiental, etc.

Projetos de Pesquisa

Os projetos de pesquisa desenvolvidos e em desenvolvimento estão inseridos no contexto das linhas de pesquisa dos Laboratórios de Palinofácies e Fácies Orgânica (LAFO) e de Geoquímica do Petróleo e Ambiental (LAGEPA), os quais também nomeiam os Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq por mim coordenados: Grupo de pesquisa em Geoquímica do Petróleo e Ambiental e Grupo de Pesquisa de Palinofácies e Fácies Orgânica.
Assim, a formalização dos projetos de pesquisa com diversas agências de fomento, nacionais e internacionais, e empresas, sob minha coordenação, tem captado um volume muito grande de recursos tanto para a melhoria da infraestrutura institucional como para o desenvolvimento de uma pesquisa de elevado nível acadêmico e técnico-científico que tem contribuído, imensamente, para a excelência de ensino e pesquisa na UFRJ.

Projetos de pesquisa com agências de fomento:

2018 – atual (CNPq): Caracterização molecular de componentes orgânicos através do sistema micropirólise a laser acoplado a CG-EMEM: Sendo o Micropirolisador a Laser acoplado a um CG/EMEM único equipamento instalado em funcionamento no mundo, este projeto tem por objetivo principal desenvolver e implementar metodologias e protocolo analítico para uso da técnica como uma nova ferramenta nos estudos de geoquímica do petróleo e carvão e geoquímica orgânica ambiental.

2014 – 2018 (CNPq. PVE Ciência Sem Fronteiras): Caracterização organopetrográfica, geoquímica, biogeoquímica e geomicrobiológica de sedimentos carbonáticos de origem microbial.

Projeto no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras – Bolsas no País Modalidade Pesquisador Visitante Especial – PVE: este projeto de intercâmbio internacional entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Porto, Portugal apresenta um caráter multidisciplinar e tem como principal objetivo a utilização de métodos organopetrográficos associados a métodos geoquímicos, biogeoquímicos e geomicrobiológicos para estudo dos processos de formação e caracterização de rochas carbonáticas, mais especificamente “microbialitos” de bacias sedimentares para o entendimento dos processos de formação e diagênese sedimentar.

2014 – 2018 (FAPERJ): Correlação organofaciológica entre sedimentos carbonáticos atuais e seções carbonáticas em bacias sedimentares. Projeto FAPERJ: Cientista do Nosso Estado.

Projeto no âmbito do Programa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ tem como objetivo principal a utilização dos métodos geoquímicos (COT e Biomarcadores), organocomposicionais (Palinofácies e Petrografia Orgânica), biogeoquímicos (Biopolímeros: Lipídeos, Proteínas e Carboidratos) e geomicrobiológicos (caracterização morfológica e genotípica do conteúdo bacteriano) para estudo dos processos de formação dos “microbialitos” nas Lagoas fluminenses (atual) e sua correlação com os microbialitos de origem carbonática das bacias sedimentares (geológicos) para o entendimento dos processos de formação e diagênese sedimentar.

2010 – 2013 (CAPES-FCT): Caracterização das variações organofaciológicas e identificação de horizontes potencialmente geradores de petróleo (rochas geradoras) da seção sedimentar jurássica da Bacia Lusitânica (Portugal).

Projeto de Cooperação Internacional CAPES/FCT: projeto conjunto de pesquisa e cooperação científica entre a UFRJ (Brasil) e Universidade do Porto (Portugal) para promover a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

2009 – 2010 (CNPq): Indicadores Geoquímicos e Geomicrobiologia em Sedimentos da Bacia do Araripe e Taubaté.
Projeto de pesquisa com o objetivo de caracterizar a geologia/geoquímica, a bioquímica e a bacteriologia do sedimento das bacias do Araripe e Taubaté. A quantificação dos biopolímeros, clorofila e feopigimentos, carbono orgânico total, enxofre total, fósforo permitirão a identificação e diferenciação do aporte de matéria inorgânica e orgânica, que foram sedimentados e preservados, quando associados a análise de palinofácies. Além de gerar novos descritores do estado da qualidade da matéria orgânica, podendo ser definidos os índices para as nossas condições.

2008 – 2010 (CNPq/Consejo Superior de Investigaciones Científicas-CSIC, Espanha): Determinação de marcadores ambientais de influência marinha em sedimentos predominantemente lacustres: Aplicação nas bacias sedimentares Cretáceas do NE do Brasil.

Convênio bilateral Brasil-Espanha. Projetos Conjuntos de P&D&I / Convênio CNPq/CSIC (Espanha) entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto del Carbon (INCAR), Espanha: Este projeto propõe o estudo da matéria orgânica de rochas essencialmente continentais lacustres com influência marinha (transicionais), a fim de estabelecer parâmetros, através de marcadores ambientais, do grau e extensão da influência marinha em bacias predominantemente continentais lacustres. Para tanto, serão analisadas amostras de rochas sedimentares de diferentes sistemas riftes intracontinentais (bacias do Araripe, Parnaíba e Sousa) para uma investigação utilizando diferentes técnicas (organopetrográficas e organogeoquímicas). A análise integrada de diversos parâmetros organogeoquímicos e organopetrográficos e dados geológicos servirá de base para a reconstrução da história paleolimnológica e o seu controle sobre o potencial gerador de petróleo de uma seqüência lacustre e estabelecer parâmetros, através de marcadores ambientais, para determinar a extensão da influencia marinha em seções continentais lacustres.

2008 – 2009 (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-MCTI, Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal-MMA): Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnólogico e Inovação em Carvão Mineral: Datação Radiométrica dos Carvões de Santa Catarina e Organofaciologia da Camada Bonito.

Projeto de pesquisa com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnólogico e Inovação em Carvão Mineral para determinação organofaciológica e datação radiométrica em níveis de tonstein intercalados nas camadas Bonito e Barro Branco objetivando correlacionar os carvões de Santa Catarina com os do Rio Grande do Sul.

2007 – 2010 (CNPq/Bolsa de Produtividade – PQ): Caracterização Organofaciológica da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté.

Projeto de pesquisa (Bolsa de Produtividade – PQ/CNPq) para o estudo da matéria orgânica contida em sedimentos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, utilizando técnicas de Palinofácies, Geoquímica Orgânica e Petrografia Orgânica, determinando as variações organofaciológicas e a potencialidade de geração de petróleo, bem como a caracterização paleoambiental.

2006 – 2008 (FAPERJ e Petróleo Brasileiro SA-PETROBRAS): Palinofácies e fácies orgânica em amostras de piston cores da região de albacora na Bacia de Campos na costa do Estado do Rio de Janeiro.

Projeto FAPERJ com apoio PETROBRAS para o desenvolvimento de estudos de palinofácies e fácies Orgânica em amostras da plataforma continental brasileira na região de Albacora na Bacia de Campos. Este projeto utiliza principalmente a microscopia em luz branca transmitida e ultravioleta refletida (palinofácies) e métodos geoquímicos (Carbono Orgânico Total e Pirólise Rock-Eval) na caracterização da matéria orgânica particulada total presente em rochas sedimentares da Bacia de Campos. As informações adquiridas por estas técnicas serão avaliadas no amplo contexto dos fatores gerais que controlam a sedimentação, distribuição e preservação de matéria orgânica. A ênfase principal será dada sobre a análise paleoambiental e paleoecológica com aplicação direta na modelagem paleoceanográfica de acumulação e preservação de matéria orgânica durante o quaternário na sucessão estudada.

2001 – 2002 (FAPERJ/Projeto INSTAL): “Aplicação de Estudos de Palinofácies e Fácies Orgânica à Análise Paleoambiental e a Determinação do Potencial de Geração de Hidrocarbonetos em Rochas Sedimentares da Formação Irati, Bacia do Paraná.

Projeto FAPERJ INSTAL para a caracterização da matéria orgânica para determinação do potencial gerador de petróleo em rochas da Formação Irati, Bacia do Paraná.

2000 – 2002 (CNPq/CTPETRO/UFRJ): Aplicação da Faciologia Orgânica na Modelagem Paleoceanográfica e Microbiofacilógica do Talude Continental Brasileiro Recente da Bacia de Campos – RJ.

Projeto CNPq-CTPETRO para utilização de técnicas da geoquímica orgânica e palinofácies na modelagem paleoceanográfica do Talude continental brasileiro recente da Bacia de Campos.

Projetos de pesquisa com empresas (redes temáticas):

2018 – atual (BPA/CENPES/PETROBRAS). Termo de Cooperação. Aplicação da Bioestratigrafia de Radiolários nas Bacias das Margens Leste e Equatorial Brasileiras na Indústria do Petróleo – ProRad III.

Projeto de P&D&I PETROBRAS-UFRJ com o objetivo principal de integrar o arcabouço bioestratigráfico proposto nos projetos anteriores (ProRad, ProRad I e II) para as bacias da margem leste, com outros métodos bioestratigráficos já consolidados, especialmente nanofósseis calcários.

2017 – atual (GSE/CENPES/PETROBRAS). Termo de Cooperação. Faciologia orgânica e paleoecologia das sucessões carbonáticas do intervalo pré-sal da bacia de Santos.

Projeto de P&D&I ANP-PETROBRAS-UFRJ – Rede de Sedimentologia e Estratigrafia. Este projeto, de caráter multidisciplinar tem como principal objetivo a utilização de métodos organopetrográficos (petrografia orgânica para a determinação da maturação térmica utilizando técnicas de reflectância, fluorescência e transmitância da matéria orgânica particulada, e palinofácies para a caracterização do matéria orgânica particulada utilizando técnicas de microscopia em luz branca transmitida e ultravioleta incidente) associados a métodos geoquímicos (COT, Carbono Orgânico Total, técnica de quantificação do conteúdo orgânico através da determinação do carbono orgânico total), biogeoquímicos (Biopolímeros para identificação e quantificação de lipídeos, carboidratos e proteínas utilizando técnica espectrofotométricas) e geomicrobiológicos (determinação da comunidade bacteriana através de sua caracterização morfológica utilizando técnicas de microscopia) para estudo dos processos de formação e caracterização de rochas carbonáticas sequências sedimentares do Pré-Sal da Bacia de Santos a fim de caracterizar as fácies orgânica e determinar o paleoambiente e a paleoecologia do ambiente deposicional.

2017 – atual (BPA/CENPES/PETROBRAS). Termo de Cooperação. Potencial paleoecológico, bioestratigráfico e paleoambiental de hidrozoários (hidroides) fósseis do Aptiano da bacia de Santos (pré-sal).

Projeto de P&D&I PETROBRAS-UFRJ com o objetivo principal de caracterizar o conteúdo orgânico derivado de animais, mais especificamente aqueles relacionados ao grupo dos hidrozoários (hidroides), através da identificação, classificação, determinação da composição química, quantificação e investigação do potencial bioestratigráfico desse grupo de organismos em amostras do Aptiano da Bacia de Santos (Pré-Sal).

2011 – 2015 (GSE/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0023165.06.4): Estudos geoquímicos, biogeoquímicos e geomicrobiológicos nas Lagoas fluminenses e sua correlação com seções carbonático-evaporíticas em bacias sedimentares.

Projeto de P&D PETROBRAS-UFRJ no programa SCTC (Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos) – Rede de Sedimentologia e Estratigrafia. O projeto objetiva a aplicação de estudo microbiológico e (bio)geoquímico em microbialitos atuais (Lagoas) e sua comparação e correlação com os geológicos (seções carbonáticas de bacias sedimentares) permitindo o refinamento e um melhor entendimento dos eventos e processos formadores de seqüências carbonáticas e o papel dos microorganismos tanto na formação como no processo de diagênse desses sedimentos, utilizando este estudo como análogo para os depósitos carbonáticos microbiais do pré-sal brasileiro.

2012 – 2015 (BPA/CENPES/PETROBRAS). Termo de Cooperação: 0050.0074791.12.9): Microfósseis silicosos aplicados à estratigrafia das bacias marginais brasileiras – Arcabouço bioestratigráfico com base em radiolários e implantação do estudo de silicoflagelados – ProRad II.

Projeto de P&D PETROBRAS-UFRJ com o objetivo principal de aplicar o estudo dos radiolários das bacias sedimentares brasileiras, visando a proposição de um arcabouço bioestratigráfico regional/local, abrangendo o amplo intervalo de tempo do Albiano ao Mioceno e implantar o estudo de um novo método de microfósseis silicosos-silicoflagelados testando sua potencialidade e/ou operacionalidade no estudo das bacias brasileiras.

2011 – 2015 (GSE/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0023165.06.4): Caracterização Estratigráfica, Sedimentológica, Geoquímica e de Fácies Orgânica das Lagoas Salgada, Vermelha e Brejo do Espinho (Parte II).

Projeto de P&D PETROBRAS-UFRJ no programa SCTC (Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos) – Rede de Sedimentologia e Estratigrafia. O projeto, multidisciplinar, visa o estudo estratigráfico, sedimentológico, geoquímico e a determinação das variações organofaciológicas nas lagoas fluminenses (Salgada, Vermelha e Brejo do Espinho), caracterizando tanto os depósitos carbonáticos microbianos (microbialitos) recentes como a evolução geológica no entorno dessas lagoas, para utilização como análogo aos depósitos carbonáticos microbianos do pré-sal brasileiro.

2009 – 2014 (GEO/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0048106.08.9): Produtividade na ressurgência costeira de Cabo Frio e seu potencial de acúmulo de matéria orgânica: Interação Biosfera – Geosfera

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS que objetivou estabelecer modelos que expliquem os diversos aspectos ligados aos chamados eventos oceanográficos relacionados à produtividade primária e a acumulação e/ou preservação de matéria orgânica, levando-se em consideração, principalmente, a qualidade da matéria orgânica produzida atualmente e no passado geológico e suas transformações ao longo da coluna d’água e na interface água-sedimento, objetivando uma modelagem de depósitos ricos em matéria orgânica e sua aplicação na construção de modelos preditivos.

2008 – 2013 (GEO/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.002175.08.4): Estudo geoquímico de resinas e asfaltenos: relação com a composição do querogênio e a evolução térmica.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS para o desenvolvimento de metodologia para o estudo e caracterização de resinas e asfaltenos e sua relação com a composição do querogênio e a evolução térmica, utilizando experimentos de hidropirólise para analisar rochas com diferentes tipos de querogênio em variados estágios de maturação térmica e seus produtos através de técnicas geoquímicas e petrográficas.

2008 – 2012 (GSE/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0038175.07.4): Aplicação da bioestratigrafia de radiolários e estudo da matéria orgânica para a estratigrafia de alta resolução do Cretáceo e Paleógeno das bacias brasileiras (PRORAD I).

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS para aplicação dos microfósseis silicosos e da matéria orgânica particulada a estratigrafia das bacias brasileiras, objetivando o refinamento das seções bioestratigráficas no qual os métodos micropaleontológicos comumente utilizados não fornecem a resolução necessária ou estão ausentes (exploração em águas profundas e ultra profundas).

2008 – 2013 (GEO/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0041987.08.4): Faciologia Orgânica, Maturação Térmica e Modelagem Geológico-Geoquímica de Seqüências Sedimentares Paleozóicas, Mesozóicas e Cenozóicas.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS para o desenvolvimento de metodologias para o estudo da maturação térmica em fácies orgânicas onde os métodos convencionais (ópticos e geoquímicos) apresentam baixa resolução, como no caso de seqüências sedimentares com ausência de vitrinitas e/ou esporomorfos (p.ex. seqüências marinhas paleozóicas pré-devonianas e devonianas, seqüências paleozóicas, mesozóicas e cenozóicas com predomínio de matéria orgânica sapropélica, etc.).

2007 – 2008 (GSE/CENPES/PETROBRAS): Estudo de Palinofácies do Cretáceo da Bacia de Campos.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS para a geração e interpretação de dados palinofaciológicos específicos para aplicação nas sequencias reservatórios do Cretáceo da Bacia de Campos.

2007 – 2010 (BPA/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0074791.12.9): Aplicação da bioestratigrafia de radiolários ao refinamento estratigráfico do Cretáceo e Paleógeno nas bacias brasileiras – ProRad I.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS para aplicar o método radiolário à estratigrafia das bacias brasileiras, visando o refinamento bioestratigráfico de seções para as quais os métodos micropaleontológicos utilizados habitualmente não oferecem a resolução necessária ou estão ausentes.

2007 – 2008 (GSE/CENPES/PETROBRAS): Estudo de Palinofácies do Terciário da Bacia de Campos.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS para a geração e interpretação de dados palinofaciológicos específicos para aplicação nas sequencias reservatórios do Terciário da Bacia de Campos.

2006 – 2015 (GEO/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0022707.06.4): Ampliação e otimização da Infra-estrutura do Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO), Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS de infraestrutura para ampliar e otimizar a infra-estrutura e a capacidade analítica e operacional, já existente, do Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO), Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da Implantação de uma nova tecnologia analítica com: aquisição de um sistema de acoplamento Micropirólise a Laser – Cromatografia Gasosa – Espectrometria de Massas (Laser Micropyrolysis – Gas Chromatography – Mass Spectrometry) para a determinação da composição química de partículas orgânicas microscópicas; intercâmbio técnico científico com o Centro de Pesquisas da CSIRO Petroleum (Division of Petroleum Resources) localizado em New South Wales, Austrália e o Laser Zentrum localizado em Hannover, Alemanha detentores do equipamento (micropirolisador a laser) e da técnica analítica; aquisição da técnica analítica, treinamento especializado de pessoal e consultoria técnico-científica.

2006 – 2015 (GEO/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 0050.0051128.09.9): Otimização e Ampliação Física e do Potencial Operacional do Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO), Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS de infraestrutura para ampliação e otimização da infraestrutura e da capacidade operacional, já existente, do Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO/DEGL/IGEO/CCMN/UFRJ).

2005 – 2007 (GEO/CENPES/PETROBRAS. Termo de Cooperação: 01.04.0678.00): Banco de imagens eletrônico de dados de faciologia orgânica.

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS desenvolvido para gerar dados de Faciologia Orgânica de variadas bacias sedimentares brasileiras (Campos, Santos, Espirito Santo, etc.) e execução de um banco de imagens digitais de faciologia orgânica.

2005 – 2007 (BPA/CENPES/PETROBRAS e Financiadora de Estudos e Projetos/FINEP): Estratigrafia de alta resolução do Cretáceo Médio e Paleógeno com base em Radiolários e Faciologia Orgânica.

Projeto CTPETRO/FINEP/PETROBRAS/UFRJ para a caracterização micropaleontológica com base em radiolários e faciologia orgânica (matéria orgânica) de amostras selecionadas de poços perfurados nas Bacias de Santos, Campos e Espirito Santo.

2003 – 2004 (BPA/CENPES/PETROBRAS): Análise de faciologia orgânica e bioestratigrafia de radiolários de amostras do Cretáceo/Eoceno (Bacia de Santos).

Projeto de pesquisa UFRJ-PETROBRAS para o estudo de Faciologia Orgânica e Radiolários em intervalos selecionados de poços perfurados nas regiões distais das Bacias de Santos e Campos, nos quais as ferramentas micropaleontológicas tradicionalmente utilizadas não apresentaram a resolução necessária.


Logo_LAFO

Institucional

   Quem somos

   Equipe

Pesquisa

   Linhas de Pesquisa

   Projetos

Serviços

   Serviços e   análises

   Equipamentos

Contato